Escola de Pesquisas, Estudos e Práticas para o Aprimoramento do Ser & a Expansão da Consciência

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

QUAL O VERDADEIRO CUSTO DO QUEIJO?

A VIDA DOLOROSA DE UMA VACA LEITEIRA


A indústria de leite desviou muito espertamente nossa atenção de um fato básico e biológico: para produzir leite, uma vaca deve dar à luz.

Assim como os humanos - e qualquer outro mamífero - as vacas produzem leite para alimentar seus filhotes.

A única maneira de colocar esse leite em caixas em uma prateleira de supermercado e em nosso cereal ou em nosso café é tirá-lo dos bezerros.

ENTÃO, O QUE ACONTECE?

Para garantir a constante produção de leite, as vacas são forçadamente engravidadas - geralmente por inseminação artificial. Como uma mulher, ela carregará seu bebê por nove meses. Seu bezerro será retirado dela dentro de 24 horas após o nascimento (embora ela naturalmente amamentaria por até um ano).

Essa separação é incrivelmente traumática para a mãe e o filhote. Eles chamam um pelo outro em desespero, às vezes por dias. As mães podem ser vistas andando de um lado para o outro, procurando uma maneira de se reunir com seus filhotes.


Se a filhote é fêmea, quando crescida, ela pode passar pelo mesmo ciclo. Bezerros machos, por outro lado, serão criados por alguns meses para vitela - ou mortos ao nascimento.

A DOR DA VIDA COTIDIANA DE UMA VACA LEITEIRA

Criada para produzir cerca de dez vezes mais leite do que o necessário para alimentar um bezerro, o peso desse excesso de leite faz com que seu úbere inche, e é comum causar infecções nos tetos, chamadas de mastite.

A claudicação (manqueira) é também comum. Segundo John Webster, professor emérito da Universidade de Bristol, a dor da laminite (uma das infecções que fazem as vacas mancarem), seria comparável a dor que um humano sentiria se tivesse suas unhas dos pés esmagadas em uma porta e depois tivesse que ficar andando nas pontas dos dedos por horas.

É UM CICLO DE CRUELDADE

Para garantir um fornecimento constante de leite, uma vaca leiteira sofrerá esse mesmo processo de gravidez e separação repetidas vezes. Ela será engravidada involuntariamente a cada 13 meses, em média.

Isso significa que ela vai dar à luz e perder um bezerro quase todos os anos.

Por causa desse ciclo insalubre de gravidez quase constante e produção de leite, a expectativa de vida é de apenas cinco anos. Naturalmente, ela viveria até 15 ou 20 anos de idade.

Quando ela chegar ao seu limite fisiológico e seu corpo estiver exausto, ela será abatida - como uma vaca criada para carne bovina.

Vacas são animais inteligentes e sociáveis. Você acha que elas merecem TANTA CRUELDADE?

Maya Shanti
TEMPLO DO SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário