O CAMINHO PARA A EVOLUÇÃO
Muitos buscadores na estrada para um nível de consciência mais elevado, passam pela “noite escura da alma”, até que experimentam a alegria de sua natureza verdadeira. Muitos buscadores incentivariam a experiência da NEA (Noite Escura da Alma) se soubessem o que é, entretanto, essa noite escura parece trazer um sofrimento interminável. A noite escura ocorre geralmente como uma iniciação, um estágio preliminar, antes que o buscador esteja comprometido no relacionamento com níveis de consciência mais elevado. É uma ausência longa e profunda da luz e da esperança. Na noite escura a pessoa se sente profundamente sozinha. A noite escura é uma estadia muito difícil. A pessoa é colocada em confronto entre sua velha maneira de agir e as possibilidades novas, seu sentido de alienação se intensifica. A pessoa sente que faria qualquer coisa para sair desse estado, contudo é somente o ego que a mantém presa, não sabe o que fazer, para onde fugir. Os amigos vêm para dar apoio, mas a pessoa sabe que eles não são capazes de sentir ou saber o que está atravessando. A pessoa começa a levar a noite escura a sério quando sente-se completamente tomada por um sentimento de vazio, angústia e medo, não acha sua espiritualidade. Sente-se separada de Deus e dos homens. Sozinha, mesmo desejando não ser, incapaz mesmo de expressar-se a outros, incorpora a meia-noite e a intensidade da noite escura.
A pessoa olha seus livros para ver se acha algo que a alente, faz pesquisas. Contudo, não é um livro ou um pensamento, que vai agir profundo o bastante, onde a aflição habita. Olha suas possessões, seu dinheiro, vê que nenhuma coisa material pode ajudar-lhe. Nada, ninguém no mundo exterior permitiu-o de sair desta noite escura. Em sua solidão observa que nenhum de seus pensamentos provaram-se adequados ao seu sofrimento. Deus parece distante, afastado, ou talvez irreal. Nada aparece para facilitar ou remover sua agonia. Nada parece eficiente. Não há nada para ser feito. Não há nada para pensar, sentir, fazer, nenhum lugar para ir. A pessoa sente-se derrotada, sem forças para persistir ou enxergar outras opções.
Então, um dia acontece. É como se uma presença de Luz viesse até a pessoa: doce, macia, quente. A mente é preenchida por esta luz brilhante. O coração enche-se de paz. Esta paz move-se através de seu corpo como a água fria da montanha. Flui em sua espinha, cérebro, pele. Em toda parte. Alguns dias mais tarde, o fogo da alegria começa e se intensifica. Quando este momento chega, seu ego cai e fica afastado, pois sente que não tem mais o controle. O sentido ignorante, arrogante, temível do self cai. A pessoa finalmente está na luz, um novo ser, transformado.
Acredite-o ou não, isso é o que a noite escura é : transformação. O ego, o sentido limitado do self, o complexo inadequado das idéias sobre quem você é, teve que ser dissolvido. O ego começa a ver, através de uma consciência mais elevada, a sua natureza verdadeira. Seu sofrimento foi intensificado por causa de uma impressão principal. Foi forçado a pensar demasiadamente em si mesmo, colheu respostas do mundo, aprendeu mais sobre si mesmo.
Então, o sentido do ego, devido a seu sofrimento ou suas limitações na vida, quer ter mais poder sobre as circunstâncias e uma vida mais agradável. O sentido do ego torna-se freqüentemente motivado para procurar um consciência mais elevada e, assim, passar a ter habilidade maior para dominar a vida. Na época da noite escura, o ego é o obstáculo principal; é a obstrução da luz da consciência Está entre você e sua plenitude. A duração da noite escura é baseada na truculência do ego, e este, pode lutar uma batalha muito longa se temer que está sendo destruído .
Incrivelmente, o ego quer estar dentro do ato da iluminação. O ego quer trazer uma consciência mais elevada por seus próprios meios dramáticos. Finalmente o ego encontrou algo que não pode fazer e, na noite escura da alma, torna-se totalmente inadequado. Na noite escura da alma o sentido de vida longa do ego morre impotente. Cumprindo sua parte, agora fraco e impotente, é dissolvido e transmutado. A pessoa se vê diferente do que pensava que era. O ego experimentava meramente apenas alguns dos atributos e qualidades de sua natureza verdadeira.
A passagem com sucesso pela noite escura, incorpora os reinos de uma consciência mais elevada. Curado da doença, da ignorância de sua natureza verdadeira e de sua opinião inadequada, a pessoa agora cessa seu conflito interno e penetra serenamente em sua natureza verdadeira. A noite acaba. O alvorecer de uma vida nova em uma consciência mais elevada transforma a vida desolada do passado numa natureza celestial.
Dai em diante, a pessoa passa a viver uma vida nova e sustentar sua natureza verdadeira. Transformou-se em um filho ou uma filha de uma consciência mais elevada. Agora suas palavras e ações alinham-se com seu self verdadeiro.
A noite escura da alma é uma benção disfarçada porque acaba com as ilusões e fantasias. Do nosso ego. Assim, nós podemos ver que a noite escura da alma é a passagem que faz um exame de nós mesmos, nos trazendo do mundo da dualidade para um mundo integral e de unidade.
A noite escura da alma ensina-nos a olhar os horrores e as alegrias do mundo. Neste nível, nossa consciência transforma-se em uma parte do centro de tudo que acontece no Universo. A noite escura da alma libera nossa consciência limitada.
“UMA SEQÜÊNCIA DA NOITE ESCURA “, EXEMPLO DE EVENTOS:
As coisas na vida parecem ir bem, então, inesperadamente, temos uma crise séria na vida, tal como uma interrupção da carreira, o divórcio , um problema de saúde, um vício sério, colapso financeiro, uma experiência próxima da morte , etc. ou toda a combinação de tais eventos.
Em algum ponto a crise/ angústia, torna-se intensa, nós perdemos o chão e, em um ato de desespero, gritamos para Deus : ajuda-me!” E Deus começa a ajudar imediatamente, mas de maneiras que são contrárias ao que nós esperamos.
A crise inicia geralmente a busca para a verdade espiritual . Cada “introspecção nova ” que nós descobrimos traz a morte “de uma velha opinião falsa ” que nós fomos programados a aceitar durante toda nossa vida. Isto começa a ameaçar seriamente nossos egos, um teste severo de fé começa, e pode durar meses ou anos.
A pergunta mais importante durante uma crise espiritual é, “pode você acreditar em Deus quando a noite é a mais escura?”
Durante uma crise escura da noite , o indivíduo pode ter toda a combinação ou todos os seguintes sintomas:
- Sentimentos de depressão , desespero, isolamento
- Perda da energia
- Cansaço crônico não ligado a uma desordem física
- Perda do controle sobre seu sentido pessoal e/ou profissional na vida
- A sensibilidade incomum a fatores ambientais
- Raiva , frustração , falta da paciência
- Perda da identidade, da finalidade, e do sentido da vida
- Retirada das rotinas diárias da vida
- Sentimentos de loucura e de insanidade
- Um sentido de abandono por Deus
- Sentimentos de inadequação
- Perda de atenção, da confiança, da auto-estima
Se este tipo de crise intensa e prolongada incorporar sua vida, por favor não esmoreça. Quando a loucura acaba, em um ato da rendição , da aceitação e da confiança do que Deus está realizando com você – sem renúncia e com gratidão para a experiência – a noite escura terminará. Nesse ponto, o ego não impera como antes, assim uma luz brilhará e junto com ela uma nova aventura e nova finalidade espiritual na sua vida. Seu trajeto será guiado então por uma série de eventos sincrônicos divinamente influenciados, e sua missão real para esta vida nascerá de forma mágica.
“Você não pode encontrar a luz a menos que você incorpore a escuridão.”
Maya Shanti
CONSCIÊNCIA CÓSMICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário