Escola de Pesquisas, Estudos e Práticas para o Aprimoramento do Ser & a Expansão da Consciência

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

NEO-XAMANISMO


Neoxamanismo é o nome dado para as teologias não ortodoxas que tentam resgatar a sabedoria dos povos ancestrais, conciliando-a com elementos culturais e filosóficos da modernidade.
Numa perspectiva de análise histórica insere-se nos movimentos sociais de natureza estética ou religiosa denominados como “revivalismo”, uma ressurgência de valores espirituais e/ou culturais dentro de uma cultura em transformação.
Tendo como exemplos clássicos do revivalismo o renascimento e o neopaganismo. Movimentos sociais são processos complexos que envolvem os mecanismos do contágio social ou propagação das emoções e determinações de natureza política e sócio econômica a exemplo da “epidemia” de dança de 1518 ou o retorno à identidade étnica de grupos de remanescentes indígenas e de quilombos, minorias e formas de organização anteriormente perseguidas legalmente e/ou discriminadas. O neoxamanismo, xamanismo urbano ou “core” – xamanismo, entretanto também tem que ser compreendido na perspectiva de formação e origem das religiões.
Os movimentos neo-xâmanicos, além de recuperar tradições e rituais xamânicos antigos, o têm feito combinando uma variedade de cultos e elementos filosóficos bem distintos, como, por exemplo, a filosofia oriental e o cristianismo.
As tradições xamânicas têm em comum a ideia de que há uma profunda conexão entre os elementos da natureza e do universo e de que, através de práticas meditativas, rituais é possível adquirir habilidades para a superação dos limites convencionais impostos pela mente humana racional.
Alguns dos seus precursores mais famosos foram os antropólogos Carlos Castaneda e o Michael Harner (The Way of the Shaman), com obras publicadas nos anos 60.
Carlos Castañeda foi um antropólogo que academicamente fora estudar a tribo Yaqui, do Novo-México, mas acabou conhecendo um Xamã, ou brujo, chamado Don Juan. Este xamã lhe ensinou a filosofia da cultura xamanista yaqui além de permitir que este participasse de rituais com plantas de poder. Estas experiências foram tratadas numa série de livros de

Castañeda, sendo “A Erva do Diabo” o mais conhecido. A erva em questão é Datura stramonium, uma planta alucinógena. O uso de peyote também é descrito em seus livros. A filosofia de Don Juan é o ‘caminho do guerreiro’, uma filosofia de vida baseada em estar consciente de si e desapegado do mundo.

Mharcya de Sá
TEMPLO DO SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário