Escola de Pesquisas, Estudos e Práticas para o Aprimoramento do Ser & a Expansão da Consciência

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

METAFÍSICA: Somos Filósofos e Pensadores da Espiritualidade

 A Metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo Estudo da Existência do Ser.

Por meio da Metafísica se procura uma interpretação do Mundo, sobre a Natureza, a constituição e estruturas básicas da "realidade".


O que é?

A palavra Metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”. O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles.

Aliás, ele mesmo chamou esta ideia de “Filosofia Primeira”, por entender que ela seria o alicerce da reflexão filosófica. Desta forma, o termo Metafísica não foi cunhado por ele e sim por um dos seus discípulos que organizou a sua obra.

Além da “Filosofia Primeira”, Aristóteles investigava a “ciência do ser enquanto ser”. Por isso, ele estava interessado em questionar o que faz a matéria ser diferente e ao mesmo tempo particular.


Aristóteles

Ao contrário de Platão, Aristóteles pensava que os princípios da realidade não estão no mundo inteligível e sim no nosso mundo, o sensível. A realidade está submetida ao Tempo e ao Espaço (ou não?).

Aristóteles afirmava que quatro causas condicionam a existência dos seres:

  1. Causa material: o corpo está composto de matéria. como sangue, pele, músculos, ossos, etc.
  2. Forma: se por um lado temos matéria, também temos uma forma. Uma cabeça, dois braços, duas pernas etc. Assim, esta forma nos transforma em seres singulares que se diferenciam dos demais.
  3. Eficiente: por que existimos? A primeira resposta é porque alguém nos fez. Isto seria uma resposta do campo da “causa eficiente”: existimos porque fomos criados.
  4. Final: Existimos para algo. Esta resposta transcende a anterior porque estamos diante de uma Finalidade, de uma Meta. Todos os Seres foram criados para um fim. O Campo da Filosofia que o estuda se chama “teleologia” (Teosofia).
MAYA SHANTI
Era da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário