A Metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo Estudo da Existência do Ser.
Por meio da Metafísica se procura uma interpretação do Mundo, sobre a Natureza, a constituição e estruturas básicas da "realidade".
O que é?
A palavra Metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”. O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles.
Aliás, ele mesmo chamou esta ideia de “Filosofia Primeira”, por entender que ela seria o alicerce da reflexão filosófica. Desta forma, o termo Metafísica não foi cunhado por ele e sim por um dos seus discípulos que organizou a sua obra.
Além da “Filosofia Primeira”, Aristóteles investigava a “ciência do ser enquanto ser”. Por isso, ele estava interessado em questionar o que faz a matéria ser diferente e ao mesmo tempo particular.
Aristóteles
Ao contrário de Platão, Aristóteles pensava que os princípios da realidade não estão no mundo inteligível e sim no nosso mundo, o sensível. A realidade está submetida ao Tempo e ao Espaço (ou não?).
Aristóteles afirmava que quatro causas condicionam a existência dos seres:
- Causa material: o corpo está composto de matéria. como sangue, pele, músculos, ossos, etc.
- Forma: se por um lado temos matéria, também temos uma forma. Uma cabeça, dois braços, duas pernas etc. Assim, esta forma nos transforma em seres singulares que se diferenciam dos demais.
- Eficiente: por que existimos? A primeira resposta é porque alguém nos fez. Isto seria uma resposta do campo da “causa eficiente”: existimos porque fomos criados.
- Final: Existimos para algo. Esta resposta transcende a anterior porque estamos diante de uma Finalidade, de uma Meta. Todos os Seres foram criados para um fim. O Campo da Filosofia que o estuda se chama “teleologia” (Teosofia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário