sexta-feira, 26 de junho de 2020

O PAPEL DE SATURNO EM 2020

A ASTROLOGIA DE 2020 – PARTE 4: O PAPEL DE SATURNO
Sarah Varcas, 28/05/2020
Fonte: https://astro-awakenings.co.uk/the-astrology-of-2020-part-4-the-role-of-saturn

ESTÁGIO FINAL E VIRADA NO JOGO

LINHA DO TEMPO DE SATURNO EM 2020
(Todas as datas estão em UTC):
• 12 de janeiro: conjunção com Plutão em Capricórnio
• 22 de março: entrada em Aquário
• 11 de maio: estaciona retrógrado
• 1º de julho: retrocede de volta a Capricórnio
• 29 de setembro: estaciona direto
• 17 de dezembro: entra novamente em Aquário (onde permanece até março de 2023)
• 21 de dezembro: conjunção com Júpiter em Aquário.


Parceiro na conjunção com Plutão em janeiro, e na conjunção com Júpiter em dezembro, Saturno é um participante fundamental no desenrolar dos eventos deste ano. Como expressão do sistema governante e das autoridades, este alinhamento com Plutão fala da extensão dos poderes governamentais e da redução das liberdades civis. Traz à luz aqueles que conseguem moldar uma narrativa dominante, a forma como eles o fazem, e o uso do medo para reprimir e controlar. De fato, a conjunção Saturno/Plutão de janeiro fala muito mais profundamente sobre questões de poder e controle do que sobre saúde e doença, significando a imposição do poder autoritário sobre as massas de uma forma nunca antes vista em uma escala tão vasta.

SATURNO E CENSURA

Enquanto completa sua mudança de Capricórnio para seu novo lar em Aquário, no decorrer de 2020, Saturno ilumina a repressão do pensamento livre e do debate aberto – o silenciar do discurso livre e o que acontece com os que se recusam a obedecê-lo. Saturno entrou em Capricórnio em dezembro de 2017. Nesse signo, ele consolida o poder nas mãos das autoridades, que passam a ditar as regras, enquanto tudo flui a seu favor. Durante essa passagem de Saturno, as autoridades podem se tornar comodistas, indulgentes consigo mesmas, pois os desafios ao seu poder geralmente falham. Mas quando Saturno se move para Aquário, essa dinâmica começa a mudar.

Inicialmente, Saturno em Aquário pode continuar a se manifestar como a bota metafórica que recoloca os dissidentes na linha, sufoca a independência e age contrariamente ao bem-estar coletivo. É o medo de ter que pensar por si mesmo em um mundo confuso e paradoxal. É querer que lhe digam o que pensar, no que acreditar, a quem amar, a quem odiar, como se manter seguro…. Isto é, até que perceba o impacto dessas ordens de cima e ouse perguntar-se, “que efeito isso realmente está tendo em mim?” Neste ano, enquanto Saturno caminha, pé ante pé, da familiaridade da percepção convencional (Capricórnio) para o terreno inexplorado do pensamento independente (Aquário), o medo vem à tona: “E se eu estiver errado? Eles são os entendidos. O que sei eu? Como posso justificar minha intuição, quando o que ela me diz vai contra a crença aceita? E se me deixarem sozinho com minhas crenças, ridicularizado por me atrever a pensar de maneira diferente? E se eu for totalmente rejeitado e abandonado?” Mas Saturno é, acima de tudo, firme! Sua presença em Aquário nos capacita a pensar por nós mesmos, custe o que custar; a assumir a responsabilidade pelo nosso próprio bem-estar; a desfrutar da maturidade do pensamento e do comportamento; a não entregar a nossa visão soberana a um 'pai' substituto que nos diga em que acreditar.

SATURNO NATAL EM AQUÁRIO

Se você nasceu entre fevereiro de 1991 e fevereiro de 1994, é bem provável que tenha nascido quando Saturno estava em Aquário. O mesmo acontece se nasceu entre janeiro de 1962 e dezembro de 1964. Em qualquer destes casos, estas considerações terão um significado pessoal especial para você, pois a busca da verdade autêntica e a coragem necessária para assumi-la são sempre relevantes para o desenvolvimento da sua vida. Para você, os próximos dois anos e meio serão vitais para a descoberta do Eu Verdadeiro. É possível que precise manter-se forte e dizer o que tem para dizer, em várias situações, independentemente das consequências. Além disto, talvez tenha que enfrentar o impacto de não ter agido assim no passado. Se você silenciou seu conhecimento interior para se fundir com a maioria, os resultados poderão mostrar-se pouco valiosos. É muito melhor falar a sua verdade e depois encontrar aqueles que dela compartilham, do que comprometer sua verdade para ficar preso àqueles que não acreditam nela.  

CULTIVANDO O DESPERTAR

Saturno em Aquário nos lembra que mesmo o refrão tão repetido, “tudo está acontecendo como deveria”, não significa que não há nada a fazer, mas “deixe que tudo se revele”. Nós não “baixamos” [download] o despertar, nós o cultivamos e nutrimos, nós questionamos aqueles aspectos do eu que o retardam. E assim fazendo, descobrimos que uma ação sábia, neste momento, pode modificar o próximo; que estando presentes para o total triunfo e catástrofe da experiência humana, nós podemos reajustá-la e moldar o curso da história em vez de simplesmente ser moldados por ela.

Atualmente estamos vivendo em uma encruzilhada histórica de proporções monumentais. Para escolher bem, precisamos aproveitar o poder da jornada de Saturno em direção a Aquário, mantendo pensamentos corajosos e nutrindo perspectivas novas; e não abafando o debate e alimentando o medo da dissidência. A Lua Negra Lilith e Quíron estavam em conjunção com o Sol quando Saturno entrou em Aquário pela primeira vez, em março de 2020, realçando a influência que sua jornada aquariana teria sobre nosso sentido individual e coletivo de Eu.  Eles afirmam o brilho curador do espírito humano e o poder não adulterado, que é ativado quando lembramos quem nós realmente somos - divinos por completo e igualmente humanos; deste mundo e de todos os outros, em todo lugar. Este poder não pode ser diminuído por tirania ou mentiras, por manipulação ou medo. Ele é inatacável. Sempre. E conhece a verdade. Nós conhecemos a verdade. Esta é a mensagem de Saturno em Aquário.

O INÍCIO DO ESTÁGIO FINAL

Agora retrocedendo a Capricórnio, para sua visita final entre julho e meados de dezembro de 2020, Saturno coloca novamente o poder nas mãos das autoridades por um tempo. Mas as coisas estão mudando, apesar disso. A guerra contra a informação continuará. A censura da opinião sobre o atual estado dos assuntos globais também poderá permanecer inabalada, mas não por falta de tentativas daqueles que estão se esforçando para apresentar uma perspectiva alternativa. Se este for o seu caso, não desista! A primeira chegada de Saturno em Aquário abriu as portas para o potencial de novas perspectivas, e seu retorno para lá em dezembro nos mostrará isso. Quando Júpiter e Saturno estiverem em conjunção, no dia 21 de dezembro de 2020, um novo ciclo de entendimento e percepção coletivos se iniciará, em preparação para a quadratura decisiva entre Saturno e Urano em 2021, que definirá quem ganhará terreno na narrativa predominante.  

Em essência, a conjunção Saturno/Júpiter em 21 de dezembro de 2020 sinaliza o início do estágio final de um processo que começou há muito tempo. Caracterizado pela redução da capacidade de pensar por si só, o povo ficou hipnotizado pelo conteúdo eletrônico irracional, a sedução do clique, períodos de atenção cada vez mais limitados, comida pronta, ambiente tóxico, política do ódio e a crescente repressão de qualquer pensamento ou ideia que ouse desafiar o pensamento “predominante”. Estamos vivendo as consequências desse mundo agora e está na hora de despertar! A conjunção Saturno/Netuno no primeiro grau de Áries em fevereiro de 2026 revelará, de uma vez por todas, se teremos despertado ou não.

VIRANDO O JOGO

Há um longo caminho pela frente. Coragem será necessária, assim como senso de humor e a capacidade de saber quando falar e quando guardar o conselho para um momento mais propício. Nenhum resultado é garantido, portanto é melhor evitar o comodismo. Dito isto, precisamos conhecer nossos próprios limites e cuidar de nós mesmos em primeiro lugar. Saturno em Aquário pode ser um divisor de águas – se o permitirmos – abrindo o debate, revelando verdades ocultas e dotando cada um de nós com um profundo senso de responsabilidade pelo que acreditamos, de tal modo que simplesmente aceitar o que alguém nos diz será um ultraje para nossa bússola moral refinada. Deixemos que a narrativa predominante coloque suas provas ao lado das visões alternativas. Vamos debater, explorar, questionar e analisar. Que possamos nos convencer de um argumento e não receber nossas crenças por imposição. Mas, acima de tudo, deixemos que Saturno em Aquário consolide a soberania da nossa mente e nosso direito de formar nossa própria opinião a partir das evidências externas e do nosso conhecimento interior a respeito. Pois só então, poderemos decidir por nós mesmos para onde nós todos iremos a partir daqui.  

© Sarah Varcas. Todos os direitos reservados.
É dada permissão para compartilhar livremente este artigo em sua totalidade, desde que se dê todo o crédito ao autor. E que seja citado o site onde este texto é oferecido gratuitamente: www.astro-awakenings.co.uk.      

Tradução de Vera Corrêa veracorrea46@gmail.com

TEMPLO DO SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário